Pular para o conteúdo
Início » Blog » Makiwara: conceitos básicos

Makiwara: conceitos básicos

    Sensei Chojun Miyagi e makiwara.

    O makiwara é uma ferramenta antiga de treinamento — pode-se encontrar artigos relacionando-o com a China (o que faria algum sentido, dada a origem do karate) — que está vinculado basicamente à ilha de Okinawa (Japão). O makiwara clássico trata-se de um poste de madeira enterrado no chão (hoje em dia encontra-se também makiwara de parede) onde, no seu topo, é enrolada uma corda de sisal (hoje em dia também são utilizadas almofadas específicas) que é a região onde receberá os golpes. Seu nome significa literalmente “palha enrolada” e ele faz parte do hojo undo, ou seja, é integrante de um grupo de exercícios e ferramentas que fazem parte do treinamento de condicionamento físico original do praticante de karate.

    Spoiler alert: quem já assistiu ao filme “John Wick 4: Baba Yaga” deve ter percebido o personagem principal desferindo alguns socos num makiwara logo no início do filme. Mas, para a saúde de vocês e para continuar mantendo a consistência dos treinos, por favor NÃO façam como o John Wick, pois bater até as mãos sangrarem NÃO é recomendável.

    O treino mais comum com o makiwara é o do praticante, com os pés paralelos, desferir socos na altura da corda/almofada. No entanto, existe uma série de exercícios que podem ser aplicados conforme a experiência do praticante de karate.

    Vídeos do sensei Jesse Enkamp são sempre muito recomendados por aqui! 😉

    O treinamento com makiwara contribui para o desenvolvimento de força, precisão e resistência das mãos do praticamente de karate. Além disso, também ajuda na melhora da postura, coordenação e concentração. Assim como qualquer tipo de treinamento dentro de uma arte marcial, deve ser realizado com cuidado e supervisão adequada, dessa forma, evitando lesões desnecessárias, especialmente nas mãos, punhos, cotovelos e braços. O ideal é que seja desenvolvido gradualmente, onde praticantes iniciantes devem se concentrar mais na precisão de seus golpes do que na força e evoluir conforme o seu desenvolvimento técnico dentro do karate. Convém salientar que o seu uso não é recomendado no treinamento de crianças.

    Em resumo, o makiwara é um instrumento tradicional no condicionamento físico do praticante e faz parte da essência do karate, sendo um ótimo auxiliar para o desenvolvimento da força, precisão e resistência das mãos do futuro karateka. Uma prática valiosa e que deve ser preservada nas escolas de karate.

    Gostaria de praticar karate em Porto Alegre (RS) em uma escola que preserva o treino com makiwara? Venha treinar na Porto Alegre Karate Club. Karate Goju-ryu de Okinawa!

    Referências

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Entrar em contato.